sábado, 20 de dezembro de 2008
Guia prático sobre aterramento
Pen drive falso: Kingston cria site para alertar consumidor
quinta-feira, 18 de dezembro de 2008
Software Livre... saiba mais
Por isso e diante da preciosa participação do meu amigo Sérgio Pitta e do seu interesse em adotar o SL, resolvi postar um vídeo que explica um pouco sobre o software livre e seus benefícios para os usuários.
Atualização Internet Explorer (todas a versões...)
O motivo do upgrade fora de hora está na gravidade do bug corrigido, que já vem sendo explorado na internet. Segundo o boletim, todas as versões ativas do Internet Explorer – ou seja, 5.01, 6.x e 7.x) são afetadas pelo problema.
A brecha no IE pode ser explorada mediante a inclusão de código JavaScript em sites maliciosos. Também é possível que usuários do IE sejam redirecionados para esses sites controlados por crackers ao visitar páginas legítimas de sites crackeados.
Se a invasão obtém êxito, um cavalo-de-tróia se implanta na máquina da vítima e deixa-a aberta para a instalação de outros códigos, manipulados a distância pelo usuário. Para mais detalhes sobre a correção, confira o boletim de segurança
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Livro: A cabeça de Steve Jobs
http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=2600484&ID=C0A801E17D80B110D2A380577&PAC_ID=18669&gclid=CNS_4ZyKyJcCFQw9GgodYk1zSg
quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
ECD: Escrituração contábil digital
Além disso, os próprios Fiscos Federal, Estaduais e Municipais têm disponibilizado de forma cada vez mais completa, serviços aos contribuintes nos seus sítios eletrônicos. Se por um lado, essa nova realidade cada vez mais abrangente facilita a vida dos contribuintes, por outro, representa um instrumento de controle e fiscalização das Receitas, haja vista que passam a ter acesso, praticamente on line, às operações desenvolvidas pelas empresas e às suas informações contábeis, base para o recolhimento dos tributos.
A propósito, veja-se a Medida Provisória n.º 2.200-2, de 24/8/2001, que estabeleceu a validade dos arquivos digitais assinados com certificado da ICB-Brasil, e o Decreto n.º 6.022, de 22/1/2007, que instituiu o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
Atualmente, a nossa própria legislação já prevê e autoriza a escrituração contábil digital, para fins fiscais e previdenciários, instituída pela IN/RFB nº 787, de 19/11/2007, com o estabelecimento de procedimentos seguros e confiáveis. Nessa seara, o objetivo, pois, da escrituração contábil digital é centralizar as informações das empresas, substituindo as versões impressas de livros como o diário e o razão.
Em 30 de maio deste ano, objetivando uniformizar e atualizar os procedimentos relativos à autenticação dos instrumentos de escrituração mercantil, a fim de lhes dar validade e eficácia, foi publicada a Instrução Normativa do Diretor do Departamento Nacional do Registro de Comércio n.º 107.
Nesse ato regulamentar está previsto como instrumentos de escrituração dos empresários e das sociedades empresárias: os livros em papel; o conjunto de fichas avulsas; o conjunto de fichas ou folhas contínuas; os livros em microfichas geradas através de microfilmagem de saída direta do computador (COM) e os livros digitais.
Dentre eles, destacaremos as disposições relativas aos livros digitais, tratadas nos artigos 16 a 23. De início, está expressamente posto que a geração do livro digital deverá observar os seguintes requisitos: a) em relação à escrituração e incorporação dos Termos de Abertura e de Encerramento, as disposições do Manual de Orientação do Leiaute da Escrituração Digital LECD, aprovado pela Instrução Normativa RFB n.º 787, de 19/11/2007; b) em relação à incorporação das assinaturas digitais, a utilização de software oficial denominado Programa Validador e Assinador (PVA), aprovado pela IN/RFB nº. 848/08, disponibilizado no sítio da Receita Federal do Brasil, para download dos interessados.
Esse programa chamado de ‘PVA’, que é a base da certificação digital, possibilitará ao contribuinte a execução das seguintes funções, dentre outras, em relação ao livro digital: a) validação da escrituração; b) visualização do livro, segundo formatos tradicionais do livro em papel; c) geração do requerimento próprio para o caso, dirigido à Junta Comercial; d) assinatura digital do livro e do requerimento pertinente; e) transmissão para o SPED; f) consulta para fins de acompanhamento do processo de autenticação, inclusive conhecimento de exigências em decorrência de deficiências identificadas no instrumento; g) download do Termo de Autenticação do livro.
O livro digital será enviado pelo empresário ou sociedade empresária ao SPED com o respectivo requerimento de autenticação à Junta Comercial, ficando o livro disponível naquele Serviço para ser visualizado pelo autenticador da Junta Comercial. Esse livro, mediante solicitação do autenticador ao SPED, será disponibilizado para ser visualizado, por tempo suficiente para esse procedimento, sendo vedado o acesso à visualização após a sua autenticação.
A autenticação dos livros digitais será efetuada pelas Juntas Comerciais com utilização de software disponibilizado pelo Departamento Nacional de Registro do Comércio, o qual deve ser integrado por aqueles órgãos aos seus sistemas informatizados de apoio ao processo operacional.
Uma vez autenticado o livro digital, a Junta Comercial enviará o Termo de Autenticação para o SPED e o empresário ou a sociedade empresária promoverá o seu download, com utilização do PVA.
A validade do livro digital dependerá da sua existência e do respectivo Termo de Autenticação, mantida a inviolabilidade de seus conteúdos.
Registre-se, ainda, que, para efeito de prova em juízo ou fora dele, o empresário ou a sociedade deverá utilizar-se do PVA para demonstração visual do conteúdo do livro digital e de seu Termo de Autenticação, assim como para geração e emissão de documentos probantes.
Vale ressaltar que um estão obrigados a esse tipo de escrituração os chamados ‘grandes contribuintes’ sob acompanhamento diferenciado do fisco desde janeiro deste ano. Para as demais pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real, essas regras deverão ser observadas a partir de 2009, para entrega até o último dia útil do mês de junho de 2010. "
Heloisa Guarita Souza é advogada, Mestre em Direito Tributário pela PUC/SP.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Firewall Iptables...
segunda-feira, 8 de dezembro de 2008
Intel 'fará WiMAX' no Brasil
domingo, 7 de dezembro de 2008
Aprender sempre...
sábado, 6 de dezembro de 2008
Invasão no site da Oi dissemina vírus para cerca de 140 mil usuários
Mais uma vez eu chamo a atenção dos senhores usuários sobre a importância das atualizações dos aplicativos instalados em seu computador, principalmente aos componentes que possuem interação com a web como é o caso do Java e o flash. Tivemos agora rescentemente, mais precisamente no dia 03/12 uma disseminação de vírus através do site da operadora de celular OI, onde o invasor instalou um applet Java sem a permissão do usuário em milhares de computadores que utilizaram o serviço de torpedo online desta operadora, tudo isso aconteceu somente aos usuários que estavam com o Java desatualizado.
É muito importante manter esses softwares atualizados, pois essas falhas de segurança são diariamente detectadas e corrigidas e depois disponibilizadas para atualização pelas empresas desenvolvedoras.
Esse vírus que atacou as páginas da operadora OI instala no micro do usuário um cavalo-de-tróia que altera o arquivo hosts do windows e adiciona diversas páginas de bancos falsas, o que quer dizer que vc vai ver o endereço correto no browse mas seus dados estão sendo roubados.
Por isso alerto a todos sobre as atualizações, para que casos como esse não ocorram mais com tanta frequencia.
Para saber se seu micro foi infectado, use a pesquisa de arquivos do windows e procure pelos arquivos "ddaass.exe" e "OI.JAR" e também localize o arquivo hosts e se tiver qualquer url diferente de 127.0.0.1 apague.
Abraços...
quinta-feira, 4 de dezembro de 2008
As novas regras de call center
As empresas de centrais de atendimento evitam falar do novo regulamento, remetendo às associações do setor. "Tendo em vista que as novas regras para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) se tratam de uma regulamentação federal, as empresas estão caminhando para a devida adequação, o que requer soluções de tecnologia, gestão, recursos humanos, entre outras", informou, em comunicado, a Associação Brasileira de Telesserviços (ABT).
Refrescando as agonias
O Baby Bottom Fan (algo como “ventilador de bunda de bebê”) serve para dar uma arejada a cada troca de fralda, prevenindo assaduras e deixando todo mundo mais feliz. Tudo com muita segurança, pois suas hastes são forradas com espuma para não fatiar a bunda do seu filhinho.
E tem mais! Um design aerodinâmico reduz o ruído de fricção do ar, garantindo que a hora de refrescar o popô seja um momento agradável.
E isso não é tudo! Como você sabe, mesmo a coisa mais cuti-cuti da mamãe é capaz de produzir odores ofensivamente desagradáveis. Por isso, o Baby Bottom Fan libera fragrâncias bactericidas que “aliviam seu bebê de agonias” (e você também).
O site do fabricante tem mais detalhes sobre o relaxante miniventilador que é ideal para “uma transição tranqüila de pequeno dínamo a anjo adormecido”.
Anatel aprova compra de licenças da ITSA pela Sky
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Windows tem menor participação da história
Febraban dá dicas para que internauta evite o roubo de dados bancários
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
Vex oferece degustação de Wi-Fi grátis
A iniciativa vale para todos os locais em que a empresa oferece seus serviços, menos na Argentina. A rede é composta de mais de 2,5 mil pontos em café, restaurantes, aeroportos e hotéis no Brasil e outros 6,8 mil hotspots espalhados no mundo.
Oi pede autorização da Anatel para comprar Brasil Telecom
As duas empresas têm até o dia 21 de dezembro para finalizar a negociação, iniciada em abril deste ano. Caso a operação não se concretize, a Oi terá que pagar multa de R$ 490 milhões por descumprimento do prazo contratual.