quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Febraban dá dicas para que internauta evite o roubo de dados bancários

Eu fico impressionado como ainda tem gente que cai nesses golpes pela internet, mesmo com tanta informação. É comum encontrar pessoas esclarecidas, com boa formação, etc... caindo nessas armadilhas virtuais. Agora eu pergunto: será pura falta de atenção? ... o fato meus amigos é que precisamos estar de olhos bem abertos porque a cada dia essas pessoas se aprimoram e as chamadas "páginas falsas" estão cada vez mais perfeitas. Eu particularmente nunca tive problemas no mundo virtual, mas é sempre bom tomarmos medidas de seguranças para não sermos pegos de surpresa.
Só para vocês terem uma idéia, o sistema bancário brasileiro investiu em 2007 cerca de 1,4 bilhão de reais em segurança, o que segundo a Febraban, garante bastante confiabilidade nos sistemas eletrônicos dos bancos, mas o problema são os micros dos usuários que constantemente são invadidos por malwares.
Eu ainda não encontrei nenhum antivirus totalmente seguro, acho que como a maioria de vocês, já testei quase todos os disponíveis no mercado e sempre deixam alguma coisa a desejar, uns são pesados demais outros destroem nossos arquivos .exe por identificarem uma possível ameaça.
Aí eu pergunto: o que fazer? como se proteger dessas pragas virtuais?
Acho que o mais correto é adotar medidas de "melhores práticas" no uso da internet e para os senhores administradores e gerentes de TI resta apenas fechar as portas dos seus Firewall's e controlar o uso da internet através de serviços como Web-Proxy.

0 comentários: